Cartaz "Maringá Cidade Verde" - 1984

1984


Interessante campanha publicitária promovida durante a primeira gestão do prefeito Said Felício Ferreira. 

Produzido em 1984, o cartaz "Maringá Cidade Verde" estimulou os cidadãos a preservarem o patrimônio público. Nasceu ali a campanha "Adote Uma Praça", ação que integrou as atividades da então Secretaria Municipal de Serviços Públicos. 

A arte do cartaz foi desenvolvida por Luiz Carlos Altoé, o Kaltoé, quando trabalhava no Emecê Propaganda, do publicitário Maurício Cadamuro. O material foi impresso pela Gráfica Matiolli, que acabara de inaugurar nova impressora para grandes formatos. 

O próprio Kaltoé conta como iniciou as atividades na Emecê Propaganda: "Nessa época, o Cadamuro adquiriu a conta publicitária da prefeitura (...). Ele pediu ao Luiz Nora, da Gráfica Clichetec, alguém pra criar o símbolo da administração (...). Criei os três bonequinhos de mãos dadas e com isso fui trabalhar com o Cadamuro."

Sobre o cartaz, o artista revela: "(...) O senhorzinho pode ser considerado o pai do Ingazinho".

O Ingazinho seria desenvolvido como mascote de Maringá, durante a gestão seguinte, quando o engenheiro civil Ricardo Mahalhães Barros foi eleito prefeito. 

Fonte: Acervo Luiz Carlos Altoé (Kaltoé) / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.