Inauguração da Minibiblioteca Municipal - 1984

1984

A imagem mostra a solenidade de inauguração da biblioteca no Jardim Alvorada, que contou com a presença do então prefeito Said Felício Ferreira.

O Jardim Alvorada é um dos bairros mais populosos da cidade, localizando-se ao Norte, após a avenida Colombo, fora do plano urbanístico inicial, de autoria do engenheiro Jorge de Macedo Vieira. 

Inicialmente, o espaço fazia parte do zoneamento rural, ocupado pela Fazenda Santa Lina,  de propriedade de Alexandre e Sophia Rasgulaeff, estendendo-se por 182 alqueires. Em 1962, a fazenda foi adquirida por Lucílio de Held que comandava a Companhia de Colonização e Desenvolvimento Rural (CODAL), de Londrina. Dividido por Diogo Zuliani, em pequenas datas, o empreendimento destinava-se à população de menor poder aquisitivo, e assim se consolidou. 

Durante as décadas de 1960 e 1970 a situação no bairro era precária. Apenas com o Projeto Cura (Comunidade Urbana para Recuperação Acelerada) - idealizado pelo Banco Nacional de Habitação (BNH) para dotar bairros precários de diversas cidades com benfeitorias públicas - que a situação do Jardim Alvorada começaria a se modificar. 

O Cura em Maringá foi uma conquista do prefeito Silvio Barros, que garantiu a presença do projeto na cidade mesmo ela não estando contemplada no Plano Nacional de Saneamento - Planasa. Foram atendidos os bairros do Jardim Alvorada e Vila Santo Antônio. 

Em 1984, durante o primeiro mandato do prefeito Said Ferreira, grande investidor na cultura, leitura e artes (é dele também a idealização do Teatro Calil Haddad), foi ofertada à população do bairro uma mini biblioteca, inicialmente localizada ao nº. 875 da avenida Alexandre Rasgulaeff. 

Dois anos depois, em 1986, o equipamento cultural foi transferido para o espaço atual, na praça Profª. Rachel Dora Paraná Pintinha, agora denominada Biblioteca Pública Municipal Pioneiro Pioneiro Nilo Gravena, em homenagem ao líder comunitário e agitador social das décadas de 1960-70.

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / O Diário Novembro 1987 /  Folha de Londrina, 08 de Maio de 1973. 


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.