Construção do Grande Hotel Maringá - 1953

1953


A história do Hotel Bandeirantes está intimamente ligada à história de Maringá. Encomendado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, o hotel nasceu para acomodar os investidores mais abastados, personalidades políticas e a elite da cidade em seus eventos sociais.

O projeto arquitetônico é assinado pelo engenheiro José Augusto Bellucci.  O empreendimento ocupa o espaço mais nobre da cidade, no coração do município (atual praça Deputado Renato Celidônio), entre a Catedral Metropolitana e o Paço Municipal. Bellucci prezou pela funcionalidade, considerando a ventilação e a incidência solar. 

A imagem de 1953 mostra o início das construções, pouco se pode ver além da placa e dos andaimes de madeiras. A obra começou em 1951 e encerrou-se em 1956. 

Nasceu como Grande Hotel Maringá, depois passou a se chamar Grande Hotel Bandeirantes, e, depois, apenas Hotel Bandeirantes. E assim foi imortalizado por meio do tombo como patrimônio histórico do estado do Paraná em 30 de maio de 2005, sob o número de inscrição de tombo: 156 II e Processo 02/2004.

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.