Tutomo Luiz Sanuki - Década de 1950

1950

É recorrente que os imigrantes japoneses adotassem nomes abrasileirados quando em território nacional. Dá-se assim em virtude da falta de familiaridade, o que pode causar dificuldade na pronúncia e escrita. Esse é o caso de Tutomo Sanuki que adorou o nome Luiz como sua alcunha brasileira, conhecido então como Luiz Sanuki. 

Sanuki era cunhado do primeiro fotógrafo de Maringá, Shizuma Kubota. O espaço do seu cunhado, o Foto Primeiro, foi aproveitado por Sanuki que o transformou no Foto Moderno, onde o registro foi feito, na antiga rua Cleópatra (hoje José Jorge Abraão) no Maringá Velho.

Anacronicamente podemos dizer que essa é uma foto estilo selfie, que é quando o fotógrafo também é o fotografado, um retrato no espelho, tão comum atualmente. A câmera usada é do tipo daguerreótipo, conhecida como lambe-lambe, pelo fato dos profissionais encostarem na língua o material, feito de nitrato de prata, para se certificar do lado certo da impressão.  

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.