Foto Primeiro e Foto Moderno - Década de 1950

1950


O primeiro estabelecimento dedicado à fotografia, venda de câmeras e revelações foi o Foto Primeiro, do pioneiro japonês Shizuma Kubota, localizado no atual Maringá Velho, na então rua Cleópatra, hoje José Jorge Abrão. A primeira imagem mostra a construção do espaço, em vias de finalização.

Depois que Shizuma Kubota deixou Maringá, o espaço continuou em funcionamento com nova administração. Passou a se chamar Foto Moderno e foi comandado por Tutomo Sanuki, cunhado de Shizuma Kubota. 


A segunda imagem mostra o exterior do estabelecimento, já com os letreiros indicativos do Foto Moderno, de Sanuki. Outra imagem mostra o interior do espaço, onde são exibidas fotografias de família, fotos para documentos e retratos, em quadros de vidro. 


O acervo fotográfico de Sanuki foi adquirido por Kenji Ueta, fotógrafo radicado em Maringá, também de origem japonesa, e tido como pioneiro expoente da fotografia maringaense.  

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.