Ônibus em chamas no Maringá Velho - 1957

1957


Um registro incomum no hall de imagens de Maringá. O registro foi feito no ano de 1957 por um dos primeiros fotógrafos da cidade, Tutomo Sanuki, administrador do Foto Moderno. 

Era comum que os fotógrafos, como hoje, saíssem pelas ruas munidos de sua câmera para uma oportunidade inesperada. Esse foi o caso de Sanuki, quando encontrou um ônibus em chamas na região do Maringá Velho. 

Pouco ou nada se sabe sobre o acontecimento, o que se tem como registro é que as autoridades não ficaram contentes, o que levou a apreensão do equipamento do equipamento fotográfico de Sanuki.

O historiador João Laércio, em sua obra “História Artística e Cultural de Maringá - 1936-1990”, na página 65, relata a truculência policial da época dizendo: “O Sr. Tutomu Sanuki também teve fotos apreendidas ao flagrar o incêndio de um ônibus de transporte coletivo no Maringá Velho. Parece que, em Maringá, nesse tempo, as autoridades de segurança não tinham tolerância com quem fotografasse as tragédias, permitindo apenas divulgar aquilo que fosse bom e positivo.”

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / LEAL, João Laércio Lopes. História Artística e Cultural de Maringá. 1936-1990. Imprima Conosco: 2016.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.