O Obelisco do Novo Centro

1996

Com texto de Marco Antonio Deprá

Há 25 anos, exatamente no dia 27/12/1996, nos últimos dias da segunda gestão do prefeito Saíd Felício Ferreira, aconteceu a inauguração do obelisco instalado no Novo Centro, projetado pelo arquiteto Claudinei Vecchi. 

O evento marcou a conclusão de 85% das obras projetadas do Novo Centro. Durante a solenidade foram descerradas quatro placas comemorativas. 

A primeira placa homenageou autoridades federais, estaduais e municipais responsáveis pelas obras. A segunda homenageou os presidentes da Urbanização de Maringá S/A – Urbamar, empresa responsável pela urbanização do Novo Centro, relacionando as obras realizadas, a saber:

- Drenagem da área através da construção do Tunnel Liner com 1.458 metros de extensão e 2,20 metros de diâmetro, ligando o pátio ferroviário ao Córrego Moscados, no Parque do Ingá, passando sob a avenida São Paulo;

- Construção de estrutura em concreto pré-moldado constituindo um túnel ferroviário com 1.254 metros de extensão; e

- Construção de cinco viadutos ferroviários para transpor as avenidas Paraná,  Duque de Caxias, Herval, São Paulo e  a Rua Piratininga.

A terceira placa homenageou todos os prefeitos e presidentes da Câmara, da história de Maringá. A quarta e última placa homenageou toda a equipe do prefeito Said Felício Ferreira.

Infelizmente, atualmente nenhuma das placas estão no local.

Jorge Tranjan, presidente da Urbamar (à esquerda), e Remígio Fondazzi, secretário municipal de Planejamento (à direita), trocam cumprimentos observados por Jocelei Tosetto e Luiz Cossich, diretores da Urbamar. 

Placa que homenageia todos os prefeitos de Maringá.

Obelisco do Novo Centro fotografado em 16/06/2011 por Marco Antonio Deprá.

O obelisco é constituído de duas peças construídas em concreto armado, revestidas com mármore branco e unidas por duas hastes de aço. A peça da esquerda está voltada para o norte e a peça da direita está voltada para o sul. De acordo com Claudinei Vecchi, à época  secretário municipal de Transportes e responsável pela concepção do monumento explicou que “o Novo Centro onde norte e sul da cidade definitivamente se unem com o rebaixamento da linha férrea, ficam aqui marcados pelo obelisco ao alto projetando a garra e ousadia de seus dirigentes unidos pelo aço, como a força de trabalho e toda nossa gente”.

Fontes: O Diário do Norte do Paraná de 28 de dezembro de 1996 / Revista Tradição de janeiro de 1996 / Contribuição de Marco Antonio Deprá / Acervo Maringá Histórica. 

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