As Zonas 20, 22, 40 e 44 de Maringá

1947

Com texto de Marco Antonio Deprá

A região localizada ao sul das Zonas 4 e 5 de Maringá, entre os córregos Borba Gato e Cleópatra, atualmente composta pelas Zonas 20, 22, 44 e boa parte da Zona 40, era formada por chácaras e lotes rurais com área de até 40 alqueires paulistas, que até a década de 1970 eram ocupados principalmente por cafezais. 


Fragmento do mapa de Maringá, provavelmente de 1953, mostra a região ao sul das Zonas 4 e 5 entre os córregos Borba Gato e Cleópatra.

A única via de acesso a essa gleba era a Estrada Borba Gato, que tinha início no cruzamento da Avenida Dr. Luiz Teixeira Mendes, na Zona 5, com a Rua Visconde de Nácar, na Zona 4.

Através da Estrada Borba Gato tinha-se o acesso a outras duas estradas rurais: 
- Estrada São José; e 
- Estrada Carlos Correia Borges, que dava acesso à pedreira do pioneiro Carlos Correia Borges.


Google Earth – Vista de Maringá. Cursos d´água: Córrego Borba Gato (1); Córrego Cleópatra (5); Córrego Moscados (6) e Ribeirão Pinguim (7). Estradas: Borba Gato (3); São José (2); e Carlos Correia Borges (4).


Manuel de Borba Gato, nascido em 1649 em São Paulo, foi um bandeirante paulista desbravador dos sertões tido como descobridor de minas de ouro nas Minas Gerais. Faleceu em 1718, em Sabará, onde ocupava o cargo de juiz. Alguns historiadores defendem que Borba Gato foi um caçador de índios, porém o assunto é controverso.


Google Earth – Vista de Maringá – Zonas 40 (verde), Zona 20 (amarelo), Zona 44 (azul) e Zona 22 (cinza).

Foi através da Lei nº 1087, de 06/06/1975, que a Estrada Borba Gato passou a ser denominada Avenida Carlos Correia Borges, desde a Avenida Dr. Luiz Teixeira Mendes até seu final, na Escola Municipal Barão do Rio Branco. A mesma lei alterou de rua para avenida a Carlos Correia Borges no trecho compreendido entre a Praça Pio XII e a Avenida Dr. Luiz Teixeira Mendes. Lembrando que este trecho era denominado Rua Carlos Laet e foi alterado para Carlos Correia Borges através de Lei nº 542, de 03/11/1967, em homenagem ao pioneiro que havia falecido em 28/01/1951.


Google Earth – Vista de Maringá – Antiga Rua Carlos Laet (1), depois denominada Avenida Carlos Correia Borges, desde a Praça Pio XII (7) até a confluência da Avenida Dr. Luiz Teixeira Mendes (4) com a Rua Visconde de Nácar (3). Antiga Estrada Borba Gato (2), depois também denominada Avenida Carlos Correia Borges. Na parte de baixo da imagem a Estrada São José (5) e Estrada Carlos Correia Borges (6).

O primeiro loteamento a ser implantado na ainda Estrada Borba Gato foi o Jardim das Nações, cujo alvará foi concedido em 22/01/1974.


Google Earth – Vista de Maringá – Jardim das Nações (1), instalado nas cabeceiras do Córrego Beth (2) nos fundos da Associação Atlética Banco do Brasil.

Já com o nome de Avenida Carlos Correia Borges, um novo loteamento foi implantado na região. Trata-se do Recanto dos Magnatas, cujo alvará foi expedido em 12/08/1976.


Google Earth – Vista de Maringá – Jardim das Nações (amarelo) e o Jardim dos Magnatas (verde).

Em outubro/1976, durante a gestão do prefeito Silvio Magalhães Barros – pai –(01/02/1973 a 31/01/1977), teve início a implantação do Conjunto Habitacional Inocente Vilanova Júnior, cujo alvará seria expedido quase dois anos depois, em 02/06/1978. Este empreendimento foi o vetor de desenvolvimento de toda aquela região onde foi implantado.


Google Earth – Vista de Maringá – Jardim das Nações (amarelo) e o Jardim dos Magnatas (verde) e o Conjunto Habitacional Inocente Vilanova Júnior (azul).

Ainda na década de 1970, outros quatro loteamentos foram empreendidos na região:

- Jardim Higienópolis (21/02/1978);
- Jardim San Remo (01/03/1978);
- Jardim Iguaçu (12/10/1978);
- Parque Residencial Rio Branco (02/05/1978); e
- Jardim Guaporé (23/04/1979).


Google Earth – Vista de Maringá – Jardim das Nações (1), Jardim dos Magnatas (2), Conjunto Habitacional Inocente Vilanova Júnior (3), Jardim Higienópolis (4), Jardim San Remo (5), Jardim Iguaçu (6), Parque Residencial Rio Branco (7), Jardim Guaporé (8). 

Nota-se que há loteamentos implantados em chácaras, que são os de áreas menores, enquanto outros foram implantados em sítios de até 20 alqueires.

Durante a segunda gestão do prefeito João Paulino Vieira Filho (01/02/1977 a 13/05/1982) foi realizado um profundo estudo para definir o plano de expansão da cidade de Maringá. O trabalho foi coordenado pelo arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha, baseado em levantamento aerofotogramétrico realizado em 1977.

O trabalho foi concluído em 1979, quando então foi apresentado à comunidade o Plano de Diretrizes Viárias, que passou a coordenar e orientar o crescimento urbano, estabelecendo regras e normas para loteamentos e corrigindo distorções. Foi criado um novo perímetro urbano, englobando todos os loteamentos, legalizados ou não, e traçando a malha dentro dele, baseada nos padrões do plano original elaborado por Jorge de Macedo Vieira. Este trabalho foi realizado garantindo o direito de propriedade e a preservação dos mananciais e meio ambiente.

O plano previa a implantação de uma nova grande avenida na região sul da cidade, desde a Estrada Santa Bárbara (Antiga Estrada Tamoyo e atual Contorno Sul); cruzando as avenidas Vale Azul (antiga Estrada do Padre e atual Rua José Alves Nendo); Dr. Gastão Vidigal; Cerro Azul; e Carlos Correia Borges até a futura Avenida Pioneiro Antônio Ruiz Saldanha. 


Google Earth – Vista de Maringá – A imagem mostra os loteamentos já implantados durante a década de 1970 e, em branco, o traçado projetado pelo arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha. Nota-se que o traçado passa através dos Jardim Higienópolis e Iguaçu, projetados em 1978, porém já seguindo o Plano de Diretrizes Viárias que seria publicado em 1979.

Na imagem acima se percebe que ainda havia muita área a ser urbanizada entre os córregos Borba Gato e Cleópatra, visto que até aquele momento só os bairros representados em cores na imagem haviam sido implantados.

A construção da avenida projetada teve início em meados do ano de 1979, conforme foi relatado na edição de 15/08/1979 de O Jornal de Maringá. O primeiro trecho a ser implantado partia da Avenida Cerro Azul até a Avenida Dr. Gastão Vidigal transpondo o vale do Córrego Moscados.

A nova avenida recebeu o nome de Arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha através do Decreto do Executivo Municipal nº 157, de 10/06/1980, assinado pelo prefeito João Paulino Vieira Filho, em homenagem, ainda em vida, ao autor do Plano de Diretrizes Viárias.

Durante a década de 1980, o processo de urbanização da região ao sul das Zonas 4 e 5  teve continuidade com a implantação de novos loteamentos:

- Jardim Universo (23/02/1981);
- Zona 5 – Ampliação (06/02/1982);
- Jardim Verônica (18/11/1985);
- Conjunto Residencial Ângelo Planas (03/06/1983);
- Condomínio Residencial Karrapicho, o primeiro de Maringá (24/03/1987);
- Vila dos Ferroviários (03/04/1987).


Google Earth – Vista de Maringá – Loteamentos implantados durante a década de 1980: Jardim Universo (1), Zona 5 – Ampliação (2), Jardim Verônica (3), Conjunto Residencial Ângelo Planas (4), Condomínio Residencial Karrapicho (5) e Vila dos Ferroviários (6).

Uma característica dessa região foi a implantação de pequenos loteamentos, empreendidos em pequenas chácaras. 

Em 28/10/1988, durante as gestões do governador Álvaro Dias e do prefeito Saíd Felício Ferreira, foi inaugurado o Contorno Sul de Maringá, que criou mais um importante acesso às Zonas 20, 22, 40 e 44.
 

Google Earth – Vista de Maringá – O Contorno Sul (em verde), foi oficialmente inaugurado em 28/10/1988. Um novo acesso às Zonas 20, 22, 40 e 44 foi criado com a construção de um pequeno trecho da Avenida Carlos Correia Borges, que foi estendida até o Contorno Sul.  Em laranja, no lado direito da imagem, vê-se o trecho inicialmente projetado da Avenida Nildo Ribeiro da Rocha, entre a Avenida Dr. Gastão Vidigal e o Contorno Sul, que deixou de ser implantado devido às alterações no Plano de Diretrizes Viárias daquela região.


Ainda na década de 1980 foi implantado o trecho da Avenida Nildo Ribeiro da Rocha entre a Avenida Cerro Azul e a Rua das Azaléias, transpondo o vale do Córrego Cleópatra, cruzando a Avenida Carlos Correia Borges e chegando à Rua das Azaléias. Imagens aéreas de 1989 comprovam que este trecho já estava aberto ao tráfego, embora somente parte da via estava asfaltada.


Vista érea de Maringá em 1989. À esquerda o Conjunto Residencial Inocente Vilanova Júnior. Acima, o arruamento do Jardim Iguaçu. Do lado direito, mais abaixo, algumas construções no loteamento Recanto dos Magnatas. Na imagem vê-se chácaras e sítios ainda não urbanizados.

Este novo trecho da avenida contribuiu para a ocupação e o desenvolvimento das Zonas 20 e 44, por facilitar o acesso a essas regiões que até então eram servidas apenas pela Avenida Carlos Correia Borges.

A partir de 1990, novos empreendimentos foram implantados nas Zonas 20, 22, 40 e 44, contribuindo para a ocupação da gleba ao sul das Zonas 4 e 5:

- Condomínio Residencial Morada de Florença (19/10/1992)
- Jardim Bela Vista (29/11/1993)
- Condomínio Via Castelli (26/01/1994)
- Cidade Monções (07/07/1995)
- Jardim Parque do Horto (22/08/1995)
- Condomínio Residencial Village (04/09/1995)
- Condomínio Residencial Horto Florestal (20/12/1996)
- Jardim Veredas I (27/12/1996)
- Jardim Alzira (20/05/1997)
- Condomínio Residencial Aghata (18/06/1997)
- Jardim Veredas II (22/10/1997)
- Condomínio Horizontal Parresh (13/08/1998)
- Jardim Santa Rosa (09/08/1999)
- Jardim Itália (10/04/2002)
- Condomínio Residencial Vila Fontana (13/12/2002)
- Jardim São Clemente (04/04/2003)
- Jardim Atami (02/09/2003)
- Condomínio Horizontal Plaza Espanha (13/11/2003)
- Jardim Itália II (13/04/2004)
- Condomínio Vale do Sol (06/12/2004)
- Condomínio Residencial Azaléia Park (22/12/2004)
- Residencial Maanaim (06/02/2007)
- Jardim Gabriella (27/04/2007)
- Loteamento Portal de Maringá (obras de implantação em 29/07/2017)
- Condomínio Residencial Villa Paradiso (30/06/2009)
- Buona Vitta (obras de implantação em 09/2011)
- Jardim São Basílio (obras de implantação em março/2013)
- Jardim Azaléia (obras de implantação a partir de agosto/2014)
- Jardim Gambini (obras de implantação em abril/2021)

Em 11/09/2014 uma nova e ampla avenida foi liberada ao tráfego, inteiramente duplicada desde a intersecção das Avenidas Euclides da Cunha e Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, no Bosque 2, até o Contorno Sul. Denominada de Avenida Joaquim Duarte Moleirinho, paralela à Avenida Carlos Correia Borges, também contribuiu para a ocupação e desenvolvimento da região, facilitando o acesso aos bairros ali localizados.


Google Earth – Vista de Maringá – Grandes vias que cruzam a região em estudo: Av. Carlos Correia Borges (1); Av. Arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha (2); Rua das Azaléias (3); Contorno Sul (4); Av. Joaquim Duarte Moleirinho (5). 

Ao norte, três avenidas delimitam a região em estudo: Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes (6), Av. Euclides da Cunha (7) e Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira (8)

A partir de 14/06/2015 teve início a implantação do trecho da Avenida Arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha entre a Rua das Azaléias e a Avenida Pioneiro Maurício Mariani, transpondo o vale do Córrego Borba Gato. As obras foram concluídas dezembro de 2016.


Google Earth – Vista de Maringá – Traçado original projetado para a Avenida Arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha (3). A oeste da Rua das Azaléias (2) vê-se que o traçado da Avenida Nildo Ribeiro da Rocha sofreu alteração, sendo implantado um novo traçado (4), passando pelo Córrego Borba Gato (6) até a Avenida Pioneiro Maurício Mariani (7). À direita, vê-se a Avenida Calos Correia Borges (1). 

Atualmente, ainda falta ser implantado o último trecho da Avenida Nildo Ribeiro da Rocha, a partir da Avenida Pioneiro Maurício Mariani. 


Fragmento do atual Plano de Diretrizes Viárias – o último trecho da Av. Arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha será reto até o trevo entre as rodovias PR-317 e PR-323, na saída para Cianorte e Campo Mourão.

Assim que o último trecho for construído, a Avenida Arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha terá cerca de sete (7) quilômetros de extensão, uma das maiores de Maringá.

Ainda há alguns vazios urbanos nas Zonas 20, 22, 40 e 44, mas aos poucos vão sendo ocupados por novos empreendimentos, graças à disponibilidade de grandes terrenos e de facilidade de acesso. Outro fator de desenvolvimento foi a duplicação e modernização da Avenida Carlos Correia Borges, inaugurada oficialmente em 07/09/2019. Considerada a via pública mais bonita e moderna de Maringá.

A região tornou-se um pólo médico-hospitalar a partir da construção do Hospital Paraná, que começou a atender à população em 26/11/1983. Depois clínicas médicas e outros hospitais foram sendo implantados na região como, por exemplo, o Hospital do Câncer, Hospital Guirello, Urotec – Hospital de Urologia e Hospital Dia Pam Saúde. Atualmente outros dois hospitais estão em construção: Hospital Almodin e o Hospital Unique Medical Center.

Outras importantes empresas estão instaladas na região, como a sede da Companhia Sulamericana de Distribuição (Supermercados Cidade Canção), a emissora local da Rede Bandeirantes de Televisão e o Colégio Bom Jesus Carlos Démia.

Apesar de ser uma região de edificações térreas em sua grande maioria, os primeiros arranha-céus já começam a surgir como é o caso do Edifício Viva Vida, cujas obras tiveram início no final de 2019.

Fontes: Texto e contribuições de Marco Antonio Deprá / Acervo Maringá Histórica. 

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