Paço Municipal e Gabinete do Prefeito - Década de 1970

1970

Registro do gabinete do prefeito, possivelmente, no final da década de 1970.

A imagem foi feita a partir do atual Centro de Convivência Renato Celidônio, que foi inaugurado apenas em 1987. Na época da foto existia uma via de acesso para veículos próximo da cerca viva, onde ficavam áreas para estacionamento privativo de autoridades. 

Nesse espaço existiam duas praças que eram cortadas pela continuidade da rua Arthur Thomas: a praça Dom Pedro II (em frente ao Hotel Bandeirantes, mais próximo da Catedral) e a praça Desembargador Franco Pereira da Costa (bem ao lado do gabinete). A junção dessas duas praças, por meio de novo projeto, resultaria no Centro de Convivência Renato Celidônio. 

Quanto a estrutura em destaque, em 1965 a Lei nº. 418, de 22 de outubro, autorizou o Poder Executivo a contratar os serviços de engenheiros e arquitetos para atender a necessidade da construção de alguns prédios públicos: Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e Biblioteca Municipal.

O escritório de José Augusto Bellucci foi contratado em 1967, durante o final da gestão do Dr. Luiz Moreira de Carvalho, para conceber os projetos da Câmara e da Prefeitura Municipal. Contudo, sua construção se iniciou na gestão de Adriano José Valente (1969-1973), tendo a inauguração do gabinete do prefeito sido realizada somente na gestão de Silvio Barros (1973-1977).

O Paço Municipal, por completo e tendo sido alterado seu projeto original, só veio a ser inaugurado na gestão de Said Felício Ferreira (1982-1988).

Até aquele período, diversas secretarias municipais funcionavam no subsolo do gabinete do prefeito. 

Fonte: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.