Eixo monumental - Década de 1970

1970


Feita a partir da Catedral Nossa Senhora da Glória ainda em construção pelo dentista e fotógrafo amador Laércio Nickel Ferreira Lopes, a imagem mostra o traçado que convencionou-se chamar de eixo monumental de Maringá. Trata-se de uma linha sem interferência de edifícios com mais de dois pavimentos, que passa pela avenida Duque de Caxias, praça Raposo Tavares, estações rodoviária e ferroviária (únicos prédios que existiam pelo percurso), pátio de manobras ferroviárias, Estádio Regional Willie Davids e campus da Universidade Estadual de Maringá. 

Na base da foto aparece a rua Arthur Thomas, que cruzava duas praças: a Desembargador Franco Pereira Costa, em destaque, e a Dom Pedro II, próximo à avenida Tiradentes. Uma grande obra seria realizada nessa área ao longo da década de 1980, durante a gestão do prefeito Said Felício Ferreira. Aquela benfeitoria reurbanizou e conectou as duas praças, resultando na criação do Centro de Convivência Deputado Renato Celidônio em 1987. 

À esquerda vemos o gabinete do prefeito ainda em obras. Aquela estrutura foi projetada pelo arquiteto paulista José Augusto Bellucci. Como ainda não havia o Paço Municipal, a prefeitura funcionava em uma pequena estrutura na avenida XV de Novembro esquina com a avenida Getúlio Vargas, na quadra oposta ao Edifício Maria Tereza. 

Bem ao fundo e à direita é possível identificar parte dos pavilhões do Colégio Estadual Gastão Vidigal, na Zona 7. 

Fontes: Acervo da Família Ferreira Lopes / Foto de Laércio Nickel Ferreira Lopes / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.