Praça Raposo Tavares e seus edifícios - Década de 1960

1960


Feita pelo dentista Laércio Nickel Ferreira Lopes, possivelmente, esta imagem date do início da segunda metade da década de 1960. 

Abaixo, aparece a praça Raposo Tavares. Este logradouro foi urbanizado durante a gestão do prefeito Américo Dias Ferraz, quando inaugurou o primeiro atrativo turístico da cidade, a fonte luminosa, em maio de 1957. Durante a gestão seguinte, que foi comandada por João Paulino Vieira Filho, este equipamento recebeu lâminas de concreto armado, passando a fazer referência a arquitetura implementada na nova capital federal, Brasília. 

Em frente aparece a Estação Rodoviária Municipal. Com projeto modernista, portando dois arcos em suas fachadas, esse edifício foi inaugurado em novembro de 1962. Por meio de melhorias executadas no início da década de 1980, recebeu o nome de Américo Dias Ferraz. A sua demolição ocorreu em 2010.

Ao fundo surge parte da já degradada estação ferroviária, que foi inaugurada em janeiro de 1954. Entre 1969 e 1970, esse prédio seria demolido para dar espaço a outra estrutura, mais dinâmica ao transporte de cargas. 

À esquerda aparecem: o Cine Plaza, inaugurado naquele período e, mais tarde, remodelado em 1972 sob o comando de Odwaldo Bueno Netto; o Edifício Atalaia, de propriedade do médico Said Felício Ferreira, que foi finalizado em 1968; a primeira agência de propriedade do Banco do Brasil, já na esquina com a então rua Bandeirantes (atual Joubert de Carvalho); o Edifício Hermann Lundgren, que foi concluído em 1966.

Fontes: foto e acervo de Laércio Nickel Ferreira Lopes / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.