Maringá Novo - Final da década de 1940

1940


Com o objetivo de reposicionar o seu empreendimento, a Companhia de Terras Norte do Paraná contratou Jorge de Macedo Vieira em meados de 1945. O urbanista teve o objetivo de desenvolver um projeto moderno baseado no conceito de cidade-jardim. Com isso, traçou vias conforme a topografia do terreno, desenvolvendo uma proposta mais funcional e hierárquica para o meio urbano. 

Entregando o projeto à sua contratante, entre 1946 e 1947, a colonizadora tratou de abrir uma grande clareira mais a leste do núcleo inicial de Maringá, que ficaria conhecido dentro de pouco tempo como "Maringá Velho". O novo local apresentou-se em um terreno mais plano, tendo como justificativa para essa transferência, além da expansão urbana, a instalação da estação ferroviária, sinônimo de prosperidade à época. 

Em maio de 1947, a Companhia de Terras realizou a cerimônia de fundação de Maringá.

Possivelmente, a foto foi feita no final daquela mesma década, na área que passou a ser chamada de "Maringá Novo". Ao fundo, a floresta ainda permeia o centro da cidade. 

Fontes: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.