Falecimento de Renato Celidônio - 1986

1986


O agricultor e político Renato Celidônio faleceu no dia 4 de abril de 1986, no Rio de Janeiro, aos 58 anos, segundo divulgou O Diário do Norte do Paraná. Cafeicultor e ex-deputado federal por Maringá, Celidônio respondia pela diretoria de Exportação do Instituto Brasileiro do Café, o IBC. 

Participando de movimentos transformadores, como a realização do Festival de Cinema de Maringá em 1958, a liderança de grande expressão política estava internada desde o dia 24 de março na Casa de Saúde Pró-cardíaco, após ter sofrido dois seguidos enfartos durante viagem que fazia de Vitória, no Espírito Santo, à capital carioca.


Renato Celidônio elegeu-se deputado federal por Maringá, tendo o seu mandato cassado durante a Ditatura Militar, em 1964. Após a anistia, regressou à cidade, onde residia sua família. Tendo integrado ações em prol do mercado cafeeiro, havia assumido há pouco tempo a posição de Exportação no IBC, quando faleceu. 

O prefeito Said Felício Ferreira decretou luto oficial por três dias. Além disso, o Município prestou uma homenagem ao empresário e político ao nomear o Centro de Convivência como Deputado Renato Celidônio. Localizado ao lado do Paço Municipal, este logradouro seria inaugurado pouco tempo depois. 

Fontes: O Diário do Norte do Paraná de 8 de abril de 1986 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.