Alternativas para o Bosque II

1993

Os parques da cidade, sobretudo os Bosques I e II (Parque do Ingá e dos Pioneiros, respectivamente), sempre foram objetos de desejo dos gestores públicos enquanto ativos ambientais a serem potencializados como atrativos turísticos. O prefeito Adriano Valente (1969-1973) obteve êxito nesse ideal quando equipou o Bosque I e criou o lago artificial, fundando o Parque do Ingá, em outubro de 1971. Apesar do grande fluxo de visitantes no local, o mesmo não aconteceu com o Bosque II.

Em 1982, a Câmara de Vereadores declarou o Bosque II como Área de Preservação Permanente (APP). Um ano depois, o local ganhou o nome de Parque Florestal dos Pioneiros e, em 1984, os próprios vereadores revogaram a lei de 1982, passando a autorizar o poder Executivo a dar nova finalidade ao lugar. A ideia do prefeito à época, Said Felício Ferreira, era proceder uma recuperação ambiental com vistas à urbanização de parte do parque, prevendo um complexo arquitetônico com museu, mirante, trilhas, salão de convenções, biblioteca municipal, pista de motocross e um hotel cinco estrelas. Houve os que discordaram do projeto, fazendo com que o mesmo fosse engavetado.

Quando Said Ferreira retornou à prefeitura para a sua segunda gestão, em 1993 ele propôs um novo plano de manejo ao Bosque II. Resgatou a ideia dos anos 1980 e previu a implantação de um portal de entrada, na avenida Itororó, de onde sairia uma extensa trilha mata adentro. Pelo caminho, um museu com centro de visitação, lago artificial, pontes e mirante, além de outros equipamentos de interação com o público. Esse projeto, como segunda tentativa de Said Ferreira de dar uso ao Bosque II, também não prosperou. O local continua como área de preservação permanente.






Concepções artísticas previstas para o projeto de ocupação do Bosque II, em 1993. De cima para baixo: centro de visitação com mirante, ponte pênsil e distribuição dos atrativos turísticos pelo interior do espaço ambiental

Fonte: Acervo Maringá Histórica / PREFEITURA MUNICIPAL DE MARINGÁ. Parque Florestal dos Pioneiros. Bosque 2. Plano de Manejo. 1993.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.