Centro de Convivência Dep. Renato Celidônio - Década de 1990

1990


Feito a partir da avenida Tiradentes, o registro mostra parte do Centro de Convivência Deputado Renato Celidônio ao longo dos anos 1990. Na imagem ainda aparecem três veículos: um Uno e, parcialmente, um Gol e um Chevette. 

Este logradouro público ainda apresenta-se com elementos de sua arquitetura original: luminárias redondas em três lances, dispostas em estruturas de concreto, além de coberturas em telha de zinco fixas que eram utilizadas em algumas oportunidades. 

Foi durante a primeira gestão do prefeito Said Felício Ferreira (1983-1988) que ocorreu a reurbanização dessa área que, anteriormente, era ocupada por duas praças, a Dom Pedro II e a Desembargador Antônio Franco Ferreira da Costa. A partir da benfeitoria, criou-se ali um Centro de Convivência Comunitária que foi denominado de Deputado Renato Celidônio, por meio do Decreto do Poder Executivo Municipal nº 111, de 25 de maio de 1987.

Além das áreas das duas praças, o Centro Comunitário, inaugurado em 22 de novembro daquele ano, aglutinou as vias do entorno da antiga praça D. Pedro II e um trecho da rua Arthur Thomas, além de áreas adjacentes pertencentes às quadras do Paço Municipal e dos Correios, formando assim uma grande área única. 

Com isso, o logradouro, que contou com paisagismo e um grande obelisco, passou a receber eventos públicos, como a Festa das Nações, a Feira da Indústria de Maringá, dentre outros. 

Fontes: Acervo CMNP / Museu Bacia do Paraná / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.