Inauguração do busto de Calil Haddad - 2001

2001

A inauguração do Teatro Calil Haddad aconteceu em 30 de dezembro de 1996. Aquela solenidade foi uma das últimas ações oficiais do prefeito Said Felício Ferreira.

Sua obra havia sido iniciada na primeira gestão de Ferreira, na década de 1980. Acabou paralisada nos anos seguintes, quando Ricardo Barros assumiu a prefeitura. Foi retomada e concluída apenas com a volta de Said Ferreira ao comando do Município. 

Projetado pelos arquitetos Gilmar Ferdinandi e Maria Cristina Bittencourt, o edifício soma 7.836,95 m² de área construída, com capacidade para quase 800 pessoas sentadas, entre plateia e balcão. Internamente, o seu ambiente faz referência a várias personalidades históricas do campo artístico local, como Oscar Leandro, Elfrida Wunderlich Biscaia e Hélenton Borba Côrtes. De toda sorte, é de Calil Haddad, teatrólogo e agitador cultural, que as pessoas mais se lembram. 

Proveniente de uma família de origem síria, Calil tinha nove irmãos, todos filhos de Nassib Haddad e Regina Haddad. Chegou a Maringá com 20 anos de idade, já formado em Direito. 

Culto, dava aulas de francês e matemática e dedicava o tempo livre para viajar aos grandes centros, onde assistia aos maiores espetáculos do Brasil. Era frequentador de cinema e de programas de auditório. Também não deixava de marcar presença em circos e salões paroquiais. Mantinha-se atento à produção independente.

Numa dessas viagens conheceu Victor Andreatta, alemão radicado no Brasil que cultivava conhecimentos sobre direção teatral. Recebendo esta formação, Calil Haddad pôde exercer e elaborar suas relações com a performance e o público. Foi assim que criou o TMC, Teatro Maringaense de Comédia, o qual fundou e dirigiu todos os espetáculos. 

Calil Haddad faleceu em 25 de abril de 1981.


Anos após a inauguração do teatro, o prefeito José Cláudio Pereira Neto viabilizou a instalação de um busto de bronze em homenagem ao teatrólogo. O evento ocorreu em 6 de novembro de 2001, com a presença do sobrinho de Calil, Beto Haddad (à esquerda). 

Além da administração da Secretaria Municipal de Cultura, o equipamento acomoda a Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá - setor criado em 1984.

Fontes: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / contribuição de Veroni Friedrich / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.