Festa das Nações - 1983

1983


Com grande diversidade étnica e cultural, devido ao processo de urbanização baseado na imigração, nacional e internacional, não é de se surpreender que um dos eventos típicos de Maringá seja a Festa das Nações. 

Criada durante a segunda administração do prefeito João Paulino Vieira Filho (1977-1982), por força da Lei Municipal nº 1.551, em 27 de Abril de 1982, o evento foi inicialmente chamado de “Feira de Comidas Típicas dos Estados e das Nações e Feira do Artesanato”, com instruções no artigo 2º de que deveria acontecer anualmente na Semana Nacional do Folclore, entre 15 a 22 de agosto.

O evento tinha como intuito celebrar a diversidade cultural dos povos que compunham a população de Maringá, bem como  entretenimento e a valorização da cultural e do artesanato. Outro caráter da atividade é a de assistência social, que desde o início destinou verbas para associações de caridade. 

Na imagem, que mostra uma das primeiras feiras, realizadas durante o primeiro governo de Said Felício Ferreira (1983-1988) vemos a barraca francesa em apoio à ANPR - Associação Norte Paranaense de Reabilitação,  fundada em 1963 pelo Dr. José Carlos Dias de Toledo. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.