Esplanada e o Centro de Maringá - Início dos anos 1970

1970


Feita no alvorecer da década de 1970, a imagem apresenta o panorama do desenvolvimento imobiliário do eixo central de Maringá na época. 

A partir da base do registro, temos o pátio de manobras ferroviárias, também conhecido como esplanada. Nesse local é possível identificar a incrível quantidade de mercadorias que aguardavam para serem embarcadas e despachadas por meio dos vagões de carga operados na Estação Ferroviária. Na diagonal inferior direita aparecem parte dos gigantescos barracões Rede Federal de Armazéns Gerais Ferroviários S.A. (AGEF) e as casas da colônia dos ferroviários. 

Da esquerda para a direita, cruzando ou se encontrando com a avenida Brasil, estão as avenidas Herval, Getúlio Vargas e Duque de Caxias. A Herval e a Duque de Caxias terminavam na avenida Tamandaré, devido ao cruzamento que a linha férrea fazia pela cidade, de leste para oeste. Ao fundo surge a Catedral ainda em obras. No horizonte é notável a zona rural que ainda dominava o em torno de Maringá. 

Fontes: Acervo CMNP / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.