Cine Paraná - Década de 1960

1960


Localizado na avenida Brasil, próximo à praça Rocha Pombo, o Cine Paraná foi inaugurado no início da segunda metade dos anos 1950.

A imagem mostra o empreendimento no início da década de 1960. E, como é possível constatar, a clientela era grande. Depois, tornou-se Cinerama Ouro Preto e, por fim, Cine Peduti. Trata-se do único cinema de rua da cidade que teve o seu nome alterado enquanto funcionou. 

Este estabelecimento era propriedade da Empresa Cinematográfica de Maringá. Da família Bueno Netto, o grupo ainda mantinha mais outros dois do gênero: o Cine Maringá e o Cine Plaza. Hoje, o terreno anteriormente ocupado pelo Cine Paraná conta com uma unidade da rede de Supermercados Amigão. 

Segundo o antigo morador Carlos Eduardo, o lanterninha da época chamava-se Nelson Correia, o bilheteiro era Haroldo Gonçalves Cordeiro e o gerente era Éder Fernandes, que tinha o apelido de "sarrafo". Outras pessoas guardam na memória os salgados e doces que eram comercializados por um vendedor ambulante em dias de matinê. Os alimentos eram acompanhados de uma deliciosa pimenta caseira. 

Fontes: acervo de Dario Angelo de Oliveira / Grupo - Maringá, História e Algo mais / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.