Ziraldo em Maringá - Maio de 1992

1992


Em maio de 1992, o escritor e cartunista Ziraldo Alves Pinto esteve em Maringá a convite de Massao Tsukada, proprietário da Livraria Bom Livro e, à época, também presidente da então Associação Comercial e Industrial de Maringá (ACIM). 

O evento aconteceu no Cine Teatro Plaza e contou com a presença de milhares de crianças. Criador do personagem de sucesso "Menino Maluquinho", Ziraldo explicou como se dava o processo de criação de suas obras e respondeu perguntas do público. 

Aquela foi uma promoção para a venda de livros do autor por meio da livraria, a qual já havia trazido para a cidade Pedro Bandeira, Marcos Rey, Ignácio de Loyola Brandão, entre outros. 

Perante ao grande público, Ziraldo disse emocionado com a receptividade dos maringaenses: "Vou contar à Xuxa que a deixei no chinelo, em Maringá". A rainha dos baixinhos havia se apresentado na cidade anos antes, em setembro de 1988. 

Quanto a Massao Tsukada, ele nasceu no dia 26 de agosto de 1951 em Quintana, interior de São Paulo.

Chegou a Maringá com apenas quatro meses de idade em janeiro de 1952. O pai era plantador de melancia e trocou a propriedade por um caminhão, passando a transportar café no Paraná. Após dez anos, o pai abriu um bar. Em 1965, a família fundou a Banca do Massao, na esquina da avenida Getúlio Vargas com a rua Santos Dumont e, aos 13 anos, Massao Tsukada passou a trabalhar nela.

Cursou Direito na UEM, foi eleito vereador em 1982, candidato a vice-prefeito em 1986, ano em que recebeu o prêmio Comerciante do Ano, outorgado pela ACIM, Sivamar e CDL. Em 1985, Tsukada fundou a Livraria Bom Livro, ao lado da banca fundada pela família. Em 1997 foi eleito presidente do Sivamar depois de um bate-chapa contra a continuidade de Luiz Júlio Bertin, ex-presidente da ACIM.

Atualmente, Tsukada atua como corretor de imóveis na cidade. 

Fontes: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Centro de Documentação Luiz Carlos Masson / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.