Propaganda eleitoral de Néo Alves Martins - 1958

1958


Uma  rua conhecidíssima de toda população maringaense é a rua Néo Alves Martins, que corta a cidade paralela a avenida Brasil desde a avenida Cidade de Leiria até a avenida Laguna (onde se transforma em rua São Cristóvão). Mas pouco se conhece da imagem desse personagem. 

Funcionário do Governo do Estado, veio para Maringá para atuar como Coletor Estadual de Rendas. Estes órgãos eram responsáveis pela arrecadação de impostos e foram institucionalizados pelo senado imperial do Brasil em 1832. Com a proclamação da República, as coletorias passaram a ser órgãos ligados ao Ministério da Fazenda. Nos tempos de Néo Alves, o escritório ficava na rua Aquidaban, que viria a  receber o seu nome tempos depois.

A imagem mostra uma propaganda partidária de candidatura a Deputado Estadual, publicada na revista A Estampa do Norte do Paraná, na edição de abril de 1958. A campanha foi bem sucedida e Néo Alves Martins (ao lado de Haroldo Leon Peres, eleito no mesmo pleito) tornou-se o deputado eleito por Maringá. 

Néo Alves Martins veio a falecer durante o seu primeiro mandato. Em 1961, a Lei Municipal nº. 154 denominou a rua Aquidaban como rua Néo Alves Martins. 


Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Revista  Estampa do Norte do Paraná - Abril de 1958.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.