Propaganda Eleitoral de Mário Clapier Urbinati - 1958

1958


A imagem publicada na revista A Estampa do Norte do Paraná, na edição de abril de 1958, apresenta o candidato Mário Clapier Urbinati, conhecido popularmente por nomear uma importante via urbana residencial próxima à Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Mário Clapier Urbinati veio para Maringá aos cinquenta anos de idade, já como homem realizado no campo da política, dos negócios e do serviço público. Paraense de nascimento, nasceu em Belém no ano de 1900. Mudou-se com os pais ainda bebê para a capital do estado de São Paulo, onde cresceu e tornou-se advogado. Diplomado, foi juiz de paz, promotor público e delegado de polícia. Mudou-se para o interior, onde abriu uma revendedora da Ford e entrou para o ramo de cinema, sendo proprietário de diversos empreendimentos no interior de São Paulo. 

Em Maringá, em 1950, instalou um escritório de advocacia na avenida XV de Novembro. E, em 1954 estreou como candidato à política local pelo PTB - Partido Trabalhista Brasileiro. Ainda que bem votado, ficando na suplência do partido, não foi eleito. Mas continuou candidato e ocupou cargos no Executivo e Legislativo. 

Clapier Urbinati foi membro da Loja Maçônica Justiça, do Rotary Clube e incansável colaborador de O Jornal, onde mantinha crônicas. Também foi mentor do jovem advogado Horácio Raccanello Filho. 

Faleceu em 1974, aos 73 anos, e foi sepultado em Maringá. 


Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá /  Revista  Estampa do Norte do Paraná - Abril de 1958


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.