Maria Balani Planas - 1972

1946


No que diz respeito à educação em nosso território, a história é mais antiga do que a fundação da cidade, visto que já se lecionava no Maringá Velho desde março de 1946, 14 meses antes da fundação oficial da cidade em 10 de maio de 1947. Maria Balani Planas foi uma das primeiras professoras. 

Nascida em Ibitinga, no interior paulista, em 31 de julho de 1924, a senhora Planas cursou o ensino primário em sua cidade natal. Depois, fez curso de aperfeiçoamento em lecionar no município de Londrina. Maria chegou em Maringá no dia sete de setembro de 1942. No ano seguinte, começou a lecionar no curso primário da Casa Escolar, no Maringá Velho, sob a tutela da diretora Dirce de Aguiar Maia. 

Em 1945 conheceu Arlindo Planas, jovem vereador eleito como representante de Maringá na Câmara de Mandaguari, ao lado do então vereador Napoleão Moreira da Silva.  Em oito de setembro de 1946 casou-se com o Sr. Arlindo, com quem constituiu família e residiu no Maringá Velho. Em 1971, comemoraram bodas de prata. Maria Balani já estava aposentada e gostava de acompanhar o marido em pescarias. 

Faleceu em 19 de julho de 1983, aos 58 anos, e foi sepultada em Maringá. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Maringá Ilustrada (1972).

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.