Fonte da praça Dom Pedro II - Década de 1950

1950



Raríssimo registro da fonte que foi estruturada na então praça Dom Pedro II (atual praça Dep. Renato Celidônio / Centro de Convivência). 

Não se sabe ao certo se essa fonte também seguia o mesmo modelo da que fora instalada na praça Raposo Tavares, em maio de 1957. Ou seja, se era iluminada/luminosa. De toda sorte, a imagem é do final da década de 1950, o que comprova o fato de que o então prefeito Américo Dias Ferraz realmente deu cabo ao seu projeto de implantar diversas fontes por praças de Maringá. Alguns defendem que Ferraz lançou a ideia de inaugurar 10 fontes até o final de sua gestão, em função de ter lançado a ideia quando Maringá completou 10 anos. 

Além das que foram concebidas nas praças Raposo Tavares e Dom Pedro II, outra fonte teve sua construção iniciada na praça Napoleão Moreira da Silva. Mas as obras não foram concluídas pelos embates administrativos e políticos do final da gestão de Américo Dias Ferraz, em 1960.

Fonte: Museu Unicesumar / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.