Estudantes da UEM protestam contra doação de terreno - 1986

1986


Estudantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) protestaram na Câmara Municipal, em 25 de novembro de 1986, contra a doação de um terreno da prefeitura para uma futura instituição particular de ensino. Tratava-se da Faculdades Integradas de Maringá que mais tarde se tornaria Cesumar e, depois, UniCesumar. 

É possível ler em alguns cartazes: “mais vagas para a UEM”, “contra a doação do Patrimônio Público para o ensino privado” e “votem pela seriedade do ensino”. A foto foi destaque na capa de O Diário do Norte do Paraná. 

A Faculdades Integradas de Maringá foi a primeira instituição privada de ensino superior da região. Os primeiros cursos foram Administração e Processamento de Dados. 

Na época, cada instituição superior só podia solicitar dois cursos junto ao Ministério da Educação. Até meados dos anos 1990, a criação de escolas particulares era dificultada pela legislação brasileira.

Numa entrevista para a rádio CBN, o reitor Wilson de Matos Silva lembrou que a organização da entidade começou em 1986, mas o registro oficial tem início com o primeiro vestibular, em 1990.

Matos falou das dificuldades da abertura de cursos em universidades particulares, apesar da falta de oferta naquela época.  “Muitos jovens saíram da cidade para poder estudar em outros lugares e não retornavam. Então resolvemos fundar uma instituição de ensino em Maringá”, resumiu.

Com o passar dos anos, a instituição cresceu e ganhou mais autonomia até chegar aos novos cursos presenciais e a distância (EAD). Em 2011 foi implantado o curso de Medicina na UniCesumar, que se tornou uma das maiores do país. 

Fontes: O Diário do Norte do Paraná de 26 de novembro de 1986 / Rádio CBN Maringá / Acervo do jornalista Marcelo Bulgarelli / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.