A origem do Recanto do Menor - 1975

1975


Uma cena muito comum nos anos 1970 pelas ruas de Maringá. O problema envolvendo crianças em estado de vulnerabilidade (“o problema do menor”, como era tratado), ocupou bastante espaço nas edições de O Diário do Norte do Paraná. 

Em uma reunião inédita no Estado, em 21 de junho de 1975, 21 juízes de menores se reuniram para discutir o problema. No dia 26 de setembro, a primeira dama do Estado, Maria de Lourdes Araújo Canet, anunciou a criação do Recanto do Menor em Maringá (CEMIC - Centro de Estudo do Menor e Integração da Comunidade). A cidade recebeu três unidades: Vila Operária (1976), Jardim Alvorada (1977) e Vila Esperança (1979). 

Funcionavam em regime de semi-internato para as faixas-etárias do pré-escolar e externato, dos sete aos dezoito anos. Atendiam ambos os sexos. Os Recantos incentivavam a escolarização do 1º grau na própria comunidade e encaminhavam à sondagem de aptidão Nacional e Profissionalizante.

O CEMIC tinha seus propósitos em consonância com as diretrizes e normas da Política Nacional do Bem-Estar Social do Menor e do Instituto de Assistência ao Menor (IAM).

Em 2010, todos os Recantos passaram a fazer parte da Secretaria Municipal de Educação. 

Fontes: https://www.maringa.pr.gov.br/ (Secretaria de Educação) / O Diário do Norte do Paraná de 21 de junho de 1975 / Acervo do jornalista Marcelo Bulgarelli / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.