A força do atacado em Maringá - 1991

1991


Em abril de 1991, a matéria principal Revista Acim apresentou dados que justificavam a preocupação de empresários do ramo atacadista. 

A cidade sempre se destacou como um importante polo atacadista no pais. Os grandes grupos que se instalaram por aqui e as outras empresas que foram crescendo e se fortalecendo, deram à Maringá posição de segunda maior do Brasil no setor. Porém, as reviravoltas da economia nacional do início daquela década, acabaram mudando este ranking. 

Uma prova da importância de Maringá ao setor foram as grandes empresas atacadistas que instalaram suas sedes localmente, como a Makro, o Atacadão, a Dias Martins, a Importadora São Marcos, a Dismar Atacado, dentre muitas outras. Entretanto, as dificuldades fizeram algumas delas encerrarem as atividades, como foi o caso da Alô Brasil, que fechou sua filial maringaense em 1990. 

Segundo dados aferidos com a Prefeitura Municipal, em fevereiro de 1991 estavam operando na cidade cerca de 420 empresas atacadistas - neste número estavam incluídas indústrias que vendiam no atacado. Se fossem considerados apenas as empresas de comércio atacadistas, elas seriam cerca de 150, de acordo com a Simonsen Associados. Conforme a consultoria, juntas, essas empresas respondiam por um faturamento de 705 milhões de dólares por ano, movimentando cerca de 65 mil itens a uma clientela de 50 mil comerciantes espalhados pelo país. 

A foto mostra a fachada da Dismar Atacado. Instalada na avenida Colombo, nº 1.808, a empresa distribuía diversos eletrodomésticos e demais produtos da Arno, da Brastemp e da Britânia. Fundada em 1988 e de propriedade de Antônio Donizete Busíquia, personagem que seria agraciado com o título de Comerciante do Ano em 1994, a empresa deu bases para a criação da rede varejista Dudony.  

Fontes: Centro de Documentação Luiz Carlos Masson / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.