Marilena Mayer e Waldemar Gomes da Cunha - Final dos anos 1970

1970


Provavelmente do final da década de 1970, a imagem mostra Marilena Mayer e Waldemar Gomes da Cunha, que está com uma tipoia. 

Lançado pela UDN como candidato a prefeito nas primeiras eleições municipais de Maringá, em 1952, Waldemar Gomes da Cunha, ou Waldemar "Barbudo", como era popularmente conhecido, teve a sua campanha patrocinada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Mesmo assim, acabou derrotado por Inocente Villanova Jr., do PTB.

Waldemar Barbudo era proprietário de uma cerâmica, fazendas em Mandaguari e Nova Esperança, e também corretor de terras. Tornou-se padrinho de batismo de Marilena, a qual se casou com o empresário Guilherme Mayer, outro personagem reconhecido na região.

Considerado o primeiro motorista da Viação Garcia, empresa fundada em Londrina por Celso Garcia Cid em 1934, Guilherme Mayer nasceu na Alemanha em 1912 e mudou-se para o Brasil com a família no ano de 1924, vindo a residir em Paraguaçu Paulista. Ao longo dos anos 1930, tentou a sorte em Londrina, onde dirigiu as catitas da empresa de transportes. 

Depois, Mayer foi para Rolândia, onde fundou a Casa Guilherme. O estabelecimento de secos e molhados se tornou ponto de parada para viajantes e agência dos Correios às famílias que eram, predominantemente, alemãs. 

Fontes: Acervo Família Mayer / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.