Rodolpho Bernardi - 1957

1957

Rodolpho Bernardi nasceu no dia 12 de outubro de 1907, em Campo Largo, região de Curitiba. No ano de 1933 casou-se com Adélia Pompeu, em Guarapuava. Na década de 1930 trabalhou como tropeiro, fazendo cargas entre Foz do Iguaçu e Guarapuava. Mudou-se para Foz do Iguaçu, onde continuou a operar no ramo de cargas, mas também montou uma serraria. 

Em 1945 mudou-se para Maringá. Empreendedor, montou a Fábrica de Esquadrilha e Móveis Maringá, na esperança de crescer junto com a cidade. 

Durante a década de 1940 foi um dos pioneiros que mobilizou a população em prol da construção da Capela Santa Cruz, primeiro templo católico da área urbana. 

Com o avanço da cidade e dos negócios, somado à abertura das vendas no Maringá Novo, Rodolpho comprou dois terrenos na avenida Brasil, próximo ao Posto Santo Antonio, de Alfredo Moisés Maluf. Neste endereço instalou uma serralheria especializada em portas e janelas. 

O negócio cresceu, trouxe sócios e encaminhou-se para a área de ferragens, armas, ferramentas e diversos tipos de metais. O empreendimento ampliou ainda mais, tendo filiais em Paranavaí,  em Naviraí, no Mato Grosso, dentre outros municípios. 

Rodolpho Bernardi foi também proprietário de fazendas voltadas para o agronegócio em Cascavel e Toledo, da Construtora Bernardi, da transportadora Trans Bernardi. A convite do empresário Ênio Pipino, expandiu os negócios nas cidades de Sinop, Sorriso e Peixoto de Azevedo no Mato Grosso. 

Rodolpho Bernardi faleceu em 1984 devido a problemas cardíacos. Tinha 74 anos. A esposa havia falecido em 1955, de forma prematura. 

Em Maringá, o empreendimento na avenida Brasil funcionou até 2010. O pioneiro foi homenageado com a nomeação de um conjunto habitacional próximo ao Jardim Alvorada. 

A imagem em destaque foi veiculada na revista Maringá Ilustrada em 1957. 

Veja mais desse pioneiro aqui 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Maringá Ilustrada (1947-1957). 


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.