Maringá: um golpe de mágica na floresta - Década de 1940

1940


Na primeira metade da década de 1940, a Companhia de Terras Norte do Paraná contratou o escritório do urbanista Jorge de Macedo Vieira. Desejava estruturar a primeira cidade planejada do eixo que vinha colonizando entre o Norte e o Noroeste do Paraná. 

Macedo havia atuado ao lado de profissionais de expressão internacional. Também projetou trabalhos de grande relevância, como o bairro residencial Nova Campinas e a Estância Águas de São Pedro, ambos no estado paulista. Para Maringá, o urbanista recebeu rascunhos que haviam sido elaborados pelos diretores da colonizadora, Cássio da Costa Vidigal e Gastão de Mesquita Filho, engenheiros que conheceu quando cursou a Escola Politécnica de São Paulo. 

O projeto urbano de Maringá foi finalizado entre 1946 e 1947. Nele, Macedo propôs uma planificação bastante diferenciada das demais cidades implantadas pela Companhia de Terras. O seu projeto priorizou a região plana do terreno, obedecendo sua hierarquia topografia, o que resultou em ruas e avenidas retas e curvas. Também foram estabelecidas zonas perante às suas funções: industriais, residências, comerciais etc. 

O recorte é oriundo de uma publicidade veiculada naquele período. O título "Maringá, um golpe de mágica na floresta" expressa a intervenção do homem em meio à mata virgem ao tempo que apresenta a nova cidade como um destino profícuo para pessoas em busca de oportunidades. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.