Catedral de Maringá e a Copa do Mundo de 1966

1966


A 8ª edição da Copa do Mundo foi sediada na Inglaterra entre os dias 11 e 30 de julho de 1966. Com partidas realizadas nas cidades de Birmingham, Liverpool, Londres, Manchester, Middlesbrough, Sheffield e Sunderland, a seleção inglesa saiu como a grande campeã.  

Para o Brasil, a campanha em 1966 foi uma das piores em toda a sua história. Na classificação geral, a seleção brasileira terminou em 11º lugar, melhor apenas do que a 14ª posição obtida em na Copa da Itália, em 1934. Mas ninguém iria imaginar aquele cenário. 

Tanto que o advogado aficionado por futebol, Altino Borba, saiu de Maringá com sua esposa em direção ao velho mundo. Da viagem, produziu um livro chamado "Maringá na Copa do Mundo". Outra ação local neste sentido foi uma campanha promovida pela Diocese de Dom Jaime Luiz Coelho. 

Visando arrecadar recursos para as obras da Catedral Nossa Senhora da Glória, a comissão pró-Construção do templo viabilizou uma campanha com sorteio cujo prêmio foi uma viagem com estádia para duas pessoas a Paris e Londres, além de Cr$ 1.400,00 como auxílio. 

Aquele sorteio foi realizado em 10 de maio de 1966, dois meses antes do mundial. 

Fontes: Folha do Norte do Paraná de 13 de abril de 1966 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.