Inauguração do Aspen Park - 1996

1996

A partir de 1994, Maringá viu tomar forma o seu primeiro shopping vertical. Tendo alterado sua proposta inicial, o Aspen Park se apresentou como um equipamento multiuso, composto por um shopping center e uma torre comercial. Com mais de 55 mil m², exigiu-se ao longo de suas obras o investimento de US$ 30 milhões, sendo que, quando concluído, havia a previsão de gerar por volta de 2.500 empregos diretos. Devido a sua envergadura, ganhou espaço nas mídias nacionais e isso trouxe uma pitoresca especulação.

A vidente mãe Dinah afirmou que um shopping desmoronaria no Brasil, e, naturalmente, a notícia tomou os principais veículos de comunicação nacional. Dinah estava no auge da fama devido a, supostamente, ter previsto a queda do avião que ocasionou a morte do grupo musical Mamonas Assassinas. 

Em 1996, ano da inauguração do empreendimento em Maringá, mãe Dinah desmentiu a informação. A sua afirmação havia sido disseminada sem que se declarasse qual seria o empreendido que ruiria, fazendo com que diversos estabelecimentos do gênero pelo país corressem para provar que suas estruturas eram sólidas .

Com quatro pavimentos e estacionamento subsolo com capacidade para 850 veículos, o Aspen Park abriu as portas em 24 de abril de 1996. A solenidade ocorreu em duas etapas. Externamente, ao grande público que tomou a avenida São Paulo; internamente, a imprensa e convidados. 

Os registros mostram o público e o então presidente da Câmara Municipal de Maringá, o vereador Ulisses Maia, durante o seu discurso.


O shopping foi apresentado com escadas rolantes, elevador panorâmico, cobertura de vidro zenital - que permitia absorver 80% dos raios solares, uma praça de alimentação com capacidade para 400 pessoas, área para eventos, cinemas, entre diversos outros itens de lazer.

Sua inauguração contou com a presença do ator Odilon Wagner, como mestre de cerimônias, além dos empreendedores responsáveis pelo shopping e do representante do governador Jaime Lerner. Para abrilhantar aquele evento, a Família Lima fez um grande show. 

Com faturamento mensal previsto em US$ 6 milhões, uma inovação chamou a atenção: cartões de crédito eram aceitos em restaurantes e lojas, bem como nos cinemas. Fato raro para cidade naquele período .

Durante anos, o seu elevador panorâmico foi uma atração à parte. Diversas famílias vinham para Maringá apenas para conhecer esta inovação, que dava acesso aos pisos superiores do então Aspen Park. 


Após uma grande reestruturação, em abril de 2008 o empreendimento apresentou sua nova identidade visual: Maringá Park. Uma marca mais colorida e presente no dia a dia dos maringaenses. Em conjunto, ocorreu a inauguração de grandes marcas do varejo nacional, exclusivas na cidade até então. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.