Semáforo na avenida Getúlio Vargas - 1956

1956


O semáforo, do grego, significa sinal que conduz, e foi inventado, como conhecemos hoje, em 1923 por Garrett Morgan, um afro-americano nascido no Kentucky. O semáforo, além de uma necessidade, era um símbolo de  modernidade. 

Pouco mais de três décadas depois da sua invenção, a tecnologia chegou a Maringá, sendo instalada no coração da cidade, num cruzamento da avenida Getúlio Vargas. 

E, mais tarde, em 1976, um maringaense inovou a invenção do americano Garrett. Trata-se do semáforo de ciclo visual, inventado por Divino Bortolotto. A invenção tinha o objetivo de informar o tempo de espera aos motoristas, diminuindo a ansiedade e aumentando a segurança para os pedestres.

Ao contrário de Garrett, que vendeu a patente do semáforo para a General Eletrics, Divino Bortolotto cedeu a patente do Ciclo Visual, visando a melhoria nas condições do trânsito, fazendo com que sua invenção se espalhasse primeiramente em território nacional, e, posteriormente, pelo mundo com adaptações. 


Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.