Um candidato chamado Zé Galinha - 2004

2004


Vários candidatos a uma vaga no Legislativo maringaense adotaram bordões e até fantasias para chamar a atenção dos eleitores. Um deles, Vandir Aparecido Ribeiro, ficou popular ao se fantasiar de galinha, nas eleições de 2004.  

Ribeiro, natural de Atalaia, havia abandonado a carreira bancária depois de uma forte depressão. Foi quando criou o personagem Zé Galinha para animar festas e fazer publicidade. Em 2004, entrou para a política no Partido Verde.  Mesmo não conseguindo ser eleito, marcou a memória dos maringaenses, sobretudo das crianças. Também concorreu nas eleições de 2008, sem sucesso.  

“Zé Galinha” acabou sendo assessor no segundo mandato de Silvio Barros. Trabalhou na Secretaria de Assistência Social e na Secretaria de Cultura.  Imitava com perfeição o Nerso da Capitinga (encarnado na TV pelo ator Pedro Bismarck). Há registros de que também sabia imitar personagens de desenhos animados como Barney, Fred Flintstone, Salsicha e Scooby-Doo.

Vandir Aparecido Ribeiro morreu em 31 de julho de 2021, aos 62 anos, dias depois de passar por uma delicada cirurgia. 

Fontes: Rádio CBN Maringá, setembro de 2004 / Terceirão! (blog do terceiro ano do ensino médio do colégio Anglo Drummond de Maringá em 2007) / Acervo Blog do Rigon / Acervo do jornalista Marcelo Bulgarelli / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.