Jantar em homenagem à Comarca de Maringá - 1954

1954

Apesar do conflito de interesses entre as forças que compunham a sociedade econômica local e a administração municipal, antes de completar seu sétimo aniversário, em 9 de março de 1954, Maringá foi elevada à categoria de Comarca, mais uma vez, por meio do empenho do deputado estadual Francisco Silveira da Rocha - antes, ele foi responsável, junto de Rivadávia Vargas, pela lei que emancipou diversos distritos do Paraná, entre eles, Maringá. 

A instalação do Fórum da nova Comarca se deu com a posse do juiz de Direito Dr. Zeferino Mozzato Krukoski, que passou a comandar a nova unidade judiciária do Paraná. Até então, Krukoski e João Paulino Vieira Filho, promotor público, atendiam em seus cargos à comunidade maringaense por meio da Comarca de Mandaguari. 

Participaram daquele ato significativo, Renato Valente, secretário de Negócios do Interior e Justiça, que representou o governador do Paraná, Bento Munhoz da Rocha Neto; o desembargador José Munhoz de Melo, presidente do Tribunal de Justiça do Estado; o desembargador Antonio Franco Ferreira da Costa, coordenador do Tribunal de Justiça do Estado. As autoridades foram recepcionadas e hospedadas sob os cuidados da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP). 

O evento ocorreu em 9 de março de 1954 e foi presidido pelo desembargador Munhoz de Mello. Na abertura da solenidade, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda Municipal. Antes da posse do promotor público João Paulino e do juiz de Direito Zeferino Mozzato Krukoski, a imagem de Cristo crucificado foi entronizada no Fórum, quando o padre Francisco Foglia oficializou aquele ato litúrgico. 

O Fórum foi instalado provisoriamente em um edifício localizado na avenida Brasil quase esquina com a avenida São Paulo, na época intitulado SINAP. A Associação dos Advogados de Maringá, precursora da OAB Subseção Maringá, ofereceu jantar em homenagem aos empossados e aos magistrados que visitavam a cidade no Restaurante Lord Lovat, de propriedade do alemão Herbert Mayer. 


Aparecem à esquerda na imagem o então prefeito de Maringá, Inocente Villanova Jr., os desembargadores Dr. Antonio Franco Ferreira da Costa e Dr. José Munhoz de Mello, o secretário de Negócios do Interior e Justiça, Renato Valente, e o recém-empossado juiz de Direito da Comarca de Maringá, Dr. Zeferino Mozzato Krukoski.

Fonte: Acervo CMNP / Acervo Maringá Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.