Fogueira da discórdia - 1989

1989


Uma grande fogueira foi montada pela prefeitura na praça da Catedral em maio de 1989. Ela tinha seis metros de altura e seria acesa durante os festejos juninos. O que era para ser um elemento festivo, virou centro de enorme polêmica. 

A fogueira contrastava com o símbolo máximo da cidade e representava uma “agressão ao meio ambiente”. De acordo com O Diário do Norte do Paraná, havia ainda quem enxergasse riscos de incêndio no entorno mais afastado da fogueira, provocado por eventuais fagulhas. 

A fogueira seria acesa no dia 27 de maio, marcando a abertura das festas juninas, mas a iniciativa foi suspensa exatamente pela polêmica. Na noite do dia 29, dois elementos, ocupando um Fiat vermelho, segundo testemunhas, entornaram um galão de gasolina na pilha de lenha e atearam fogo. Os bombeiros controlaram o incêndio e a fogueira não chegou a desabar, mas foi desmontada em seguida.

Fontes: Acervo de O Diário do Norte do Paraná / Acervo do jornalista Marcelo Bulgarelli / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.