Fernando Antunes Vieira e uma tragédia sem informações

2004

Recebemos um comentário recentemente de Eduardo Miranda Flores Vieira em nosso canal do YouTube, que trouxe a seguinte indagação:

"Tenho uma tragédia familiar ocorrida na cidade. Meu avô paterno, Fernando Antunes Vieira, veio de Portugal para Maringá nos anos 50, montando um pensionato na esquina da avenida Paraná com a avenida Tamandaré. O mesmo funcionou até outubro de 2004, quando ele foi covardemente assassinado dentro de sua casa, nos fundos do pensionato, por uma garota de programa que estava morando ali temporariamente. Tal fato motivou a vinda de minha família para Maringá em 2005. Nunca encontrei notícia alguma sobre esse fato. Mais uma informação sobre meu avô: anexo ao pensionato, nos anos 70 e 80, tinha um restaurante muito frequentado por caixeiros viajantes que se hospedavam por ali, em virtude da proximidade com a rodoviária". 

De posse dessas informações, acionamos om nosso parceiro de pesquisas, Marco Antonio Deprá, que conseguiu acessar conteúdos complementos sobre esse personagem e seu estabelecimento, que nunca haviam sido registrados nos anais da história local.


Descobriu-se que Fernando Antunes Vieira nasceu no dia 9 de fevereiro de 1927, em Vila Nova de Ourem, Portugal. Filho de Manuel Lopes Vieira e Maria Antunes, sua profissão no país de origem era agricultor. Chegou em solo brasileiro solteiro em 24 de julho de 1951, tendo seu passaporte sido emitido dois meses antes pelo consulado geral do Brasil em Lisboa. 

Inicialmente optou por residir em Londrina, na rua Santa Catarina, nº 494. Depois, sem data informada, mudou-se para Maringá, onde empreendeu um pensionato ainda nos anos 1950 e, posteriormente, um restaurante.

Possivelmente, o sr. Fernando devia atender os caixeiros viajantes da Casas Alô Brasil e da Dias Martins, atacadistas que também estavam instaladas na esquina da avenida Paraná com a avenida Tamandaré e rua Fernão Dias.


O falecimento de Fernando Antunes Vieira se deu em 22 de outubro de 2004, aos 77 anos de idade.

Ainda buscamos informações sobre o seu assassinato. Se tiver informações, deixe um comentário. 



Registros do local entre 2008 e 2011.

Fontes: Contribuições de Eduardo Miranda Flores Vieira  e Marco Antonio Deprá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.