Rádio Cultura - 1954

1954



A transmissão inaugural da Rádio Cultura AM aconteceu em 15 de junho de 1951. Trata-se da primeira rádio de Maringá, que era propriedade do experiente Samuel Silveira, que foi convencido a abrir o empreendimento na cidade, ao invés de Mandaguari, por dirigentes da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. 


Aquela transmissão ficou a cargo de Francisco Dias Rocamora, que pronunciou as seguintes palavras: “Senhores, senhoras, esta é a ZYS-23, Rádio Cultura de Maringá, em 1520 kHz, inaugurando as atividades".

As irradiações esportivas começaram em 1957, tendo à frente o mesmo Rocamora que fizera a primeira transmissão ao vivo. O personagem aparece à esquerda da imagem, transmitindo uma partida de futebol.

Interessante mencionar que ainda não havia energia elétrica em Maringá naquela época. Então, a emissora instalou alto falantes ao longo da avenida Brasil onde as pessoas podiam sentar e ouvir a programação, que era transmitida ao vivo. 


O prédio na foto foi a nova sede da rádio, inaugurada em maio de 1953, na esquina da avenida Herval com a avenida XV de Novembro. 


Em 2002, a  Rádio do Leão, como ficaria conhecida em virtude da logomarca com a cabeça deste animal, foi vendida ao Grupo O Diário, ficando sob direção de Franklin Vieira da Silva, também pioneiro das comunicações na cidade. 

Francisco Dias Rocamora, por sua vez, faleceu em 2018, aos 93 anos, no município de Campinas, em São Paulo. 


Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / CBN Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.