Registros do SERM entre os anos de 1940 e 1950

1950


O clube mais antigo de Maringá é o SERM (Sociedade Esportiva e Recreativa Maringá), oficialmente fundado em 17 de maio de 1948 por moradores do Maringá Velho, onde ficava seu campo, hoje a sede do SESI. De toda sorte, registros fotográficos indicam a existência, sem registro formal, anterior a este período. 

Segundo o jornalista e diretor do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula, o SERM iniciou com um grupo de abnegados jogadores do bairro e dos sítios da redondeza, que em sua maioria entravam em campo descalços. Os seus dirigentes apaixonados pelo esporte se cotizavam para comprar uniforme, alugar veículos para viabilizar jogos pela região. Esses incentivadores eram, em sua maioria, empresários da jovem cidade. 

A cidade cresceu e o SERM também. Extinto no início dos anos 1970, tornou-se um dos clubes mais vitoriosos da cidade nas décadas de 1950 e 1960.

Sobre o SERM, a revista Maringá Ilustrada, de 1957, informa que os fundadores foram César Haddad, Ângelo Planas, José Pedro Antunes, Pedro Beloto, Arlindo Planas, Seme Haddad, Cícero Jaime Blei, José Barbole, Antonio Carniel, Santo Alibert, Álvaro Fernandes, Jaime Bernadelli e Henrique Pinto Pereira. O pioneiro Lauro Fernandes Moreira, que chegou em Maringá em 1945 e foi jogador do SERM, cita que ainda compuseram aquele grupo, José Pedro Antunes, Aurélio Saturbano, Glores e Canjica. 


Fonte: Livro - Maringá 70 anos: a cidade contada pelos que viveram sua história, publicado pela Unicesumar / Acervo Maringá Histórica / Acervo de Argeu Dias - Contribuição de Pedro Dias.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.