Parizotto e Cia Ltda (Atacadão) - Década de 1970

1970


O registro mostra a atacadista Parizotto e Cia Ltda., que ficava na rua Fernão Dias. A imagem data possivelmente da década de 1970. 

Em 1962, o gaúcho Alcides Parizotto, que nasceu na cidade de Getúlio Vargas, criou em Maringá uma pequena empresa chamada Alcides Parizotto Comércio e Representações. Por meio daquele empreendimento, deu início às atividades de representação comercial atacadista de produtos alimentícios, como queijos e sardinha salgada.

Em pouco tempo, conseguiu ampliar o número de clientes e a variedade de seus itens vindos do Sul do país. Foi quando passou a vender também banha, cereais e vinhos. As primeiras atuações da empresa tinham como foco a inserção de produtos gaúchos, especialmente provenientes de cooperativas, em vários mercados pelo Brasil. Aquela estratégia bem sucedida lhe proporcionou a captação de novos fornecedores.

Logo, Parizotto alcançou, com o apoio de seus colaboradores Waltermino Pereira da Silva e Paulo Rubens de Lima, uma boa posição no mercado nacional, o que exigiu a reestruturação da empresa. Em 1967, foi então constituída a sociedade Parizotto & Cia Ltda., com três sócios - Alcides, Paulo e Pereira, que passaram a administrar os negócios. 

A expansão exigiu novas mudanças nas instalações, resultando na aquisição e reforma de um armazém localizado na Rua Fernão Dias, ainda em Maringá, onde até hoje funciona uma das lojas do Atacadão, nome fantasia do grupo. Algum tempo depois, um armazém foi montado no maior centro comercial do país, São Paulo.

No final dos anos 1970 e início da década de 1980, dois importantes profissionais foram inseridos nos negócios, Farid Curi e Herbert Schmeil, que passam a desenvolver a gestão administrativa e comercial do grupo.

Com a ampliação das atividades no mercado paulista, e o consequente aumento do potencial de compra e distribuição, os sócios decidiram transferir a sede administrativa para São Paulo. Na época, também se destacou a aquisição da empresa Filozam, uma companhia de renome e com bastante tradição no ramo atacadista daquele estado, o que significou avanço e consolidação do nome Atacadão.

Alcides Parizotto ficou no comando da rede até 1991, quando o grupo foi adquirido pela família Lima e os executivos Curi e Schmeil. Em 2007, o Atacadão foi vendido ao Carrefour por R$ 2,2 bilhões. 

Fontes: Acervo do Grupo Atacadão / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.