Acampamento de mateiros - Década de 1940

1940

Quando nos debruçamos sobre a história de Maringá, logo se nota a presença das expressões “mata fechada”, “floresta virgem” e suas derivadas. De fato, a região onde se desenvolveram os projetos urbanísticos da Companhia de Terras Norte do Paraná eram de grande área verde, algumas vezes perturbadas pelo homem branco. 

Em muitos casos, a companhia teve que empreender a abertura de estradas na mata virgem e para isso contratou diversos mateiros, que tinham como missão acampar na mata e, por meio da derrubada da floresta, dotá-las do mínimo de condição de transporte, as famosas “picadas”, para que pudessem acolher outros profissionais do processo colonizador. 

Na imagem, vê-se um desses típicos acampamentos. A estrutura é simples e bastante provisória. Vê-se um homem com um violão, que era um dos poucos entretenimentos disponíveis nas horas vagas. Vê-se também uma família, que cozinha a refeição do dia. 

Esses trabalhadores que desbravaram territórios nunca antes desbravados são importantíssimos para a construção do caráter do herói fundador, o pioneiro, reverenciado na historiografia oficial do município de Maringá. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.