Grupo masculino do Cursilho da Cristandade - 1977

1977


O Movimento de Cursilhos da Cristandade (MCC) surgiu na Espanha nas décadas de 1930 e 1940. A iniciativa veio pela Juventude da Ação Católica Espanhola (Jace) da Diocese de Palma de Maiorca, na Ilha de Maiorca, encorajada pelo bispo Dom Juan Hervás e por seus assistentes eclesiásticos.

O MCC chegou ao Brasil trazido pela Missão Católica Espanhola, sendo que o 1° Cursilho Masculino foi realizado na cidade de Valinhos, em São Paulo, em 1962.

O cursilho destaca-se por ser um movimento eclesial voltado a um primeiro anúncio explícito do ideal evangélico apresentado por Jesus Cristo, com o propósito de despertar novas lideranças - preferencialmente, cristãos batizados que estejam afastados da Igreja -, a fim de que se tornem evangelizadoras de suas realidades particulares (denominadas "ambientes").

O Movimento de Cursilhos de Cristandade da Arquidiocese de Maringá é uma associação de fiéis leigos. O  MCC Maringá  compõe-se  de  cinco  regiões  pastorais:  Região  Pastoral  Centro, Região Pastoral Centro Sul, Região Pastoral Leste, Região Pastoral Oeste e Região Pastoral Norte. 

A imagem de 1977 mostra o grupo masculino do cursilho. Ao centro, de óculos, é possível identificar o então bispo arquidiocesano Dom Jaime Luiz Coelho.  

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá



Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.