Templo Budista Jodoshu Nippakuji - Anos 1990

1990


Localizado na avenida Londrina, na Zona 8, os registros mostram o Templo Budista Jodoshu Nippakuji e seu sino ritualístico no início da década de 1990. 

Embora seu projeto arquitetônico tenha sido elaborado no Japão, coube ao arquiteto Wilson Tomiu Yabiku efetivar as adequações necessárias em solo maringaense. A obra foi executada por sua construtora, a Design. Com dois pavimentos, totalizando 688 m², o Templo Budista Jodoshu Nippakuji foi inaugurado em 29 de maio de 1983. 

O termo "Jōdo-shū" pode ser traduzido como “A Escola da Terra pura”, também conhecida como Budismo Jōdo, ramo dessa religião estabelecido no ano de 1175. É a mais praticada no Japão. Já o termo "Nippakuji" significa “Tempo Japão Brasil”.

Se externamente impressiona, a parte interna do templo também se destaca. Seu altar foi construído em peroba, utilizando uma técnica tradicional de encaixe, sem pregos ou parafusos, por meio de um mestre-carpinteiro que veio do Japão exclusivamente para acompanhar essa etapa das obras. Os pilares de secção circular foram torneados no local, de forma artesanal. Depois de seis meses, esse profissional retornou ao oriente. Ainda na parte interna há uma imagem de Buda Amida, conhecido como “Buda de Luz e Vidas Infinitas”, além de um columbário: um ossário de cinzas em devoção aos seus ancestrais. 

Um campanário recepciona visitantes e fieis com um objeto raro. Trazido do Japão, um sino com 900 quilos é tocado antes das celebrações. Sua badalada também anuncia a passagem do ano budista. Instalado em uma cobertura de estilo tradicional japonês, fica localizado na entrada do templo. Desenhos de pássaros ilustram a sua estrutura, que é segurada por um suporte em forma de dragão. Este sino foi confeccionado pela família Yadoya.

Antes deste templo, havia outra estrutura budista no local, a qual teria sido inaugurada em 1975. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Acervo CMNP / Museu Bacia do Paraná. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.