Planta geral da Sede - 1969

1969

O Plano urbanístico de Maringá é um documento repetidamente veiculado na imprensa, seja por meio do jornalismo ou da propaganda publicitária. A comparação desses documentos permite-nos acompanhar o desenvolvimento geopolítico do município no tocante ao uso e ocupação do solo. 

Uma das primeiras publicações é o anteprojeto que mostra a versão preliminar da cidade, de autoria do urbanista Jorge de Macedo Vieira. Depois, a revista A Pioneira de Londrina apresentou uma ilustração do plano, sendo esta de autoria do projetista Edgar Osterroht. Confira algumas plantas históricas aqui.

Acima apresenta-se uma planta geral da sede do município publicada no Anuário de Maringá de 1969, impresso dirigido por Antenor Sanches. 

Destaca-se nessa planta a presença do Jardim Alvorada e da Vila Morangueira, já completamente loteados. O Tiro de Guerra, visto no canto inferior direito, ocupa hoje uma área na avenida Mandacaru, que ainda não aparece no mapa. O Clube Hípico, que aparece no canto superior esquerdo, também possui durante décadas outro endereço, próximo à avenida Harry Prochet. 

E você, que mudanças percebe na organização urbana de Maringá?


Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Anuário de Maringá 1969.



Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.