Projeto do Parque Pioneiros - 1969

1969

Uma das publicações que são referência sobre o desenvolvimento econômico, social, industrial e comercial de Maringá é o Anuário editado por Antenor Sanches, funcionário público, vereador e entusiasta da cidade. 

Nesta imagem, publicada no Anuário de 1969, é apresentado um projeto grandioso e inovador: o Parque “Pioneiros”, localizado na avenida Colombo. Anuncia-se que a primeira etapa da construção estava em andamento. 

A estrutura grandiosa foi projetada, segundo a publicação, para abrigar a I Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá, a ser realizada no mês de maio do ano seguinte. Contudo, a Expofemar, como ficou conhecido aquele evento, teve sua primeira edição apenas em 1972. Anos depois sua denominação seria alterada para Expoingá. 

O Parque Pioneiros nasceu sob o auspício da Lei Municipal nº 723, de 28 de novembro de 1969. Dois anos depois passaria a se chamar Parque Governador Haroldo Leon Peres por meio da Lei Municipal nº 850, de 1º de julho de 1971. Já no ano seguinte a Lei Municipal nº 904, de 23 de março de 1972, alterou o nome do Parque de Exposições para Parque Presidente Emílio Garrastazu Médici em homenagem ao presidente militar. Todas essas nomeações aconteceram durante o governo do prefeito Adriano Valente. 

Foi apenas em 1996 que o local passou a se chamar Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro por meio da Lei Municipal nº 4.060, em homenagem ao português e empresário fundador da Casa Ribeiro, Pneumar e outros estabelecimentos comerciais da cidade. 

E você, sabia que o Parque de Exposições chamava-se Parque Pioneiros? 


Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Anuário de Maringá 1969.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.