Palestra sobre a história de Maringá na ASUMAR

2023


No último dia 27, o Maringá Histórica, por meio do pesquisador Miguel Fernando, realizou uma palestra na Associação de Surdos de Maringá, a ASUMAR. 

Promovida de forma gratuita, o tema central abordou alguns dos principais fatos da história local. Por meio de intérprete de LIBRAS, a exposição alcançou e democratizou o debate com a comunidade surda da cidade. Na oportunidade, folders em braile foram distribuídos para ampliar ainda mais a participação de outros públicos.

Criada em junho de 1990, a Associação dos Surdos de Maringá é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivos e finalidades sociais desenvolver ações de assistência social, amparo, proteção e desenvolvimento das pessoas surdas, em especial os desprovidos de recursos financeiros por meio de programas e iniciativas. 


Miguel Fernando saiu do encontro muito animado com as possibilidades de atender surdos e cegos em projetos históricos. "Geralmente, pensamos em produtos culturais padronizados, mas sem levar em conta a necessidade de democratizar as informações geradas com eles. Embora, alguns de nossos documentários tenham LIBRAS, audiodescrição e outras medidas, avaliaremos a possibilidade de incluir essas acessibilidades de forma perene". 

A palestra fez parte das contrapartidas sociais do projeto "Preservação da Memória Empresarial de Maringá: digitalização do Centro de Documentação Luiz Carlos Masson" que resultou na digitalização de mais de 84 mil documentos sobre a memória empresarial do município. A plataforma pode ser acessada AQUI

Há história em tudo que vemos!


Fotos: Carla Guizelini.

Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Companhia Melhoramentos Norte do Paraná

Apoio: Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM)

Realização: Maringá Histórica, Ministério da Cultura e Governo Federal - Brasil: união e reconstrução.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.