Isis Bruder não queria dar o nome para a fundação assistencial - 2006

2006


Antiga moradora, falecida no dia 3 de agosto de 2022, revelou que não se sentiu confortável ao saber que a entidade teria o nome de “Fundação Isis Bruder”. Isis Coutinho Bruder, voluntária, falecida aos 96 anos, era muito conhecida pelo trabalho assistencial. Ela dá nome à Fundação Isis Bruder, entidade ligada à Primeira Igreja Presbiteriana Independente (1ª IPI), criada em 2001.

Em depoimento ao jornalista Marcelo Bulgarelli, para o programa Vozes da História da Rádio CBN Maringá, em 2006, a pioneira contou detalhes de como surgiu a fundação. Ela não participou das reuniões e levou um grande susto ao saber que seria batizada como “Fundação Isis Bruder”. 

“Queria que fosse um outro nome, algo neutro. Mas os membros me surpreenderam. Estávamos na assembleia para oficializar a fundação, quando disseram que o nome seria Isis Bruder”, revelou. 

O primeiro presidente da entidade era o então vereador Edmar Arruda.   “Falei pra ele que não queria, mesmo ele respondendo que meu nome era um referencial. Eu queria um nome que glorificasse Jesus, não eu. Achei que iria atrapalhar”.  Arruda argumentou que os membros da igreja passaram meses discutindo o assunto. O nome de Bruder foi uma unanimidade. O presidente deu uma semana pra Isis pensar. 

Durante aquela semana, a pioneira lembrou que orou dizendo, “Jesus, eu moro em Maringá e conheço muita gente. Eu tenho uma referência de vida”, refletiu. E no domingo seguinte, Arruda a encontrou na rampa da Igreja Presbiteriana, na avenida Tiradentes. 

- “E daí? “, questionou o vereador.  Isis sorriu e disse: “Pode ficar Isis Bruder mesmo...”

Desde então, a pioneira, que veio de São Paulo para Maringá em 1948, sempre fez questão de explicar que a fundação tinha o nome dela, mas “eu não tenho fundação”.  Não queria se envaidecer: “Quero que o nome de Jesus seja glorificado. Quero que o trabalho da Fundação cresça. É isso que eu quero”.

A Fundação Isis Bruder cuida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, algo que a pioneira sempre fez durante mais de 50 anos, logo que chegou ao Norte do Paraná. 

Em Maringá desde 1948, Isis Coutinho Bruder nasceu em Agudos, interior de São Paulo, e faria 97 anos em 30 de setembro de 2022. Aqui ajudou a criar a Casa Maternal Evangélica em 1969, que foi a primeira creche de Maringá.

Na nota divulgada pela 1ª IPI, Isis Bruder “foi uma das mulheres mais importantes da história da cidade. “Mãe, avó, bisavó e referência para muitos. (…) Sua vida é um legado que jamais será esquecido”.  Ela foi casada com o ex-vereador Ulisses Bruder, então funcionário da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, personagem que dá nome ao plenário da Câmara Municipal. Bruder foi presidente daquela casa entre 1956 a 1958.

Fontes: Acervo do jornalista Marcelo Bulgarelli – Programa Vozes da História / Rádio CBN Maringá, 2006 / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.