Usina Santa Terezinha

1960

A Usina Santa Terezinha Ltda., empresa de capital fechado, foi constituída no início dos anos 1960. Os irmãos Albino, Felizardo, Hélio, Irineu, José e Mauro Meneguetti juntaram-se ao cunhado Alberto Seghese e à irmã Terezinha Meneguetti, para transformarem um pequeno engenho de aguardente em fábrica de açúcar, no distrito de Iguatemi, onde hoje localiza-se a Unidade Iguatemi.


Nos anos de 1979 e 1981, a empresa se utilizou do Programa Nacional do Álcool – PROÁLCOOL para ampliação de seu parque industrial. Esse financiamento auxiliou na implantação de muitas destilarias e cooperativas de produção de etanol pelo país. No entanto, o programa entrou em crise, quando empresas que estavam desestruturadas tiveram que ser vendidas ou fechadas. Neste contexto, o Grupo, criado em Iguatemi, iniciou sua fase de expansão, adquirindo em 1987 a Unidade de Paranacity, em 1989 a Unidade de Tapejara e a Unidade de Ivaté no ano de 1993. 

Em todas essas novas unidades foram necessárias reformas de seus complexos industriais para que pudessem voltar a operar. Sua fábrica de açúcar foi implantada entre 1994 e 1996

Com o mercado cada vez mais exigente e objetivando aumentar a competitividade, a empresa construiu em Maringá o Terminal Logístico, tendo iniciado suas operações em 2002. Nessa área possuí armazéns graneleiros para açúcar e demais grãos, um terminal de calcário, misturadora de adubos e tanques para estocagem de líquidos (inflamáveis e outros). Fazendo parte do seu complexo logístico, construiu também em Paranaguá, um terminal rodoferroviário de fertilizantes, que entrou em operação em 2003.

Naquele mesmo ano, iniciou-se o projeto de implantação de uma nova unidade na cidade de Terra Rica, por meio de aquisição da Fazenda São José. Dando continuidade ao processo de expansão do grupo e aproveitando o momento favorável de crescimento do setor sucroalcooleiro, em 2006 a Usina Santa Terezinha adquiriu a Destilaria de Álcool da Cocamar, localizada na cidade de São Tomé, fundando uma nova empresa, a Usina São Tomé S/A, e, em 2008 arrendou as instalações industriais da Coocarol, localizada na cidade de Rondon, que também passa a fazer parte da Usina São Tomé S/A. 

No ano de 2009 assume também, por arrendamento, as instalações industriais da Usina Usaciga, localizada em Cidade Gaúcha, totalizando assim 8 unidades no Grupo.

Toda essa expansão e sucesso provêm de uma direção profissional e qualificada composta pelos pioneiros e sucessores da família Meneguetti, com seu quadro de colaboradores.

Fonte: Acervo Usina Santa Terezinha / Acervo Família Meneguetti / Acervo Maringá Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.