Foliões no carnaval de rua de Maringá - Década de 1950

1950


Ainda que não seja uma festa tradicional da cidade, o Carnaval nunca deixou de ser comemorado. As marchinhas, os sambas e o lança-perfume estiveram presentes através do tempo, desde o início, na década de 1950, em honra ao reinado de Momo durante os quatro dias da festa da carne. 

O Carnaval existe na imaginação histórica dos maringaenses mais ligados aos eventos de clubes fechados, como o Aero Clube, o Clube Operário, Country Clube, Maringá Clube, Vale Azul Iate Clube e o Clube Olímpico. Contudo, ainda que menos documentado, o carnaval de rua também era presente. 

A foto é da coleção de Circe Valias, e não está datada. A legenda aparece como “Primeiro Carnaval de Maringá”. Presume-se que seja da década de 1950. Na imagem aparecem dez personagens, em primeiro plano é possível ver seis crianças, aparentemente meninos, todos descalços, trajando saiotes de duas cores. O peito nú abriga colares de flores e os rostos estão cobertos por máscaras e chapéus. 

Em segundo plano é possível ver um homem aparentemente adulto, usando a mesma fantasia e o rosto coberto por máscara e barba. Atrás estão duas meninas, sem fantasia, trajando vestidos brancos. 

É perceptível uma caminhonete estacionada próximo ao grupo. O chão de barro e sem vegetação compõe o peculiar cenário da época, com poucas edificações.

Era comum nesse período que carros-pipa chamados de “aguadeiros” molhassem o solo para conter a poeira que infestava os ambientes. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.