Dom Jaime na Capela Santa Cruz - Década de 1950

1950


Sendo reconhecido como primeiro templo católico em área urbana de Maringá, a Capela Santa Cruz foi erguida pelos esforços de antigos moradores que empreenderam mão de obra e materiais para a sua construção. A doação do terreno, realizado pela Companhia de Terras Norte do Paraná, foi possível graças à articulação do padre alemão Emil Clemens Scherer, primeiro sacerdote na cidade. A capela foi construída entre 1946 e 1947. 

No ano de 1957, chegou em Maringá o primeiro bispo da Diocese, Dom Jaime Luiz Coelho, com calorosa recepção. 

A imagem, de 1958, mostra Dom Jaime defronte ao altar da Capela Santa Cruz em um momento litúrgico. É possível ver ao lado do religioso a imagem “Sagrado Coração de Jesus”, imaginária icônica presente na capela desde seu início. Esta invocação, ligada ao coração do salvador, é de amor íntimo e  compaixão aos sofredores da humanidade. A popularização dessa devoção em sua forma moderna deriva de uma freira católica da França, chamada Santa Margarida Maria de Alacoque.


Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá. 


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.